22 maio 2009

Pirataria é Crime



Pirataria é crime. Isso todos sabem

A Lei 10.695 de 01/07/2003 prevê pena de reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa aos autores e co-autores de tal prática,mas deixa brechas que quando bem exploradas inocentam o autor e o co-autor do crime

Ainda que tenha brechas na lei, a pirataria não deve ser praticada, pois fere a ética, o respeito pelo trabalho do outro.

A lei se aplica a todas as obras intelectuais, mas é na indústria de games que o prejuízo aparece mais, pois música e filme têm outras fontes de arrecadação, como shows e patrocinadores que inserem as propagandas na obra.

Os jovens quando baixam ou compram em camelôs, programas que tem marca registrada, não têm ideia dos prejuízos que acarretam à indústria.

Proibir não é o melhor meio para se acabar com a prática, pois a lei já existe e o problema continua.

É preciso a conscientização, colocar-se no lugar de quem trabalhou para que o jogo, o aplicativo, a música , o filme pudessem chegar ao público.

O jovem consumidor precisa pensar no coletivo, se todos resolvessem não comprar, em pouco tempo não teríamos mais nenhum jogo.

Antes de baixar, copiar ou comprar no camelô é bom lembrar-se de todos os profissionais envolvidos, como criadores, desenvolvedores, divulgadores e pessoal de apoio.

A impressa sempre divulga valores monetários muito altos referentes ao ganho das empresas, mas não faz o mesmo tipo de divulgação dos custos e com isso o consumidor tem a impressão que o lucro é enorme e que uma cópia a mais ou a menos não fará diferença.

Ter em mente que ao utilizarmos alguma coisa sem pagar e sem autorização estamos agregando ao nosso patrimônio valores que não nos pertence por direito, em outras palavras mais rudes, estamos roubando.

Podemos ainda levar em conta o sentimento de quem vê seu trabalho distribuído e utilizado por muitos, sem ter o retorno financeiro que lhe é devido, coloque-se no lugar deste artista, pense em como é desagradável quando alguém copia uma foto sua, um texto que você teve tanto trabalho para elaborar ou mesmo uma boa ideia.

Além de transgredir os valores éticos e morais, as cópias piratas ainda podem acarretar outros problemas, tais como:
- arquivos corrompidos que danificam programas do PC
- distribuição de vírus, malware* e outros worm* que deixam o PC vulnerável a invasão
- falta de arquivos necessários para o perfeito funcionamento

Dizer não à pirataria é uma forma de demonstrar que você é um cidadão; respeita o direito dos outros e exige que seus direitos sejam respeitados.

Existem vários conteúdos de excelente qualidade disponibilizados gratuitamente pelos autores,faça uso desse material .

A atitude de cada de um nós determina a sociedade em que vivemos.

Texto com base na Lei dos Direitos Autorais com finalidade de conscientizar o jovem consumidor.

Maluy

*Worm (verme) programa autoduplicante
*Malware (malicious software);software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita
Diga não !
PIRATARIA

Nenhum comentário:

see more

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Páginas

Marcadores

Pesquisar este blog

Postagens populares